Trekking de Regularidade

 

É uma modalidade esportiva agradável e de esforço moderado. As provas acontecem todo mês e o contato com a natureza ao longo do ano motiva a continuidade na sua prática. O clima alegre e descontraído de cada prova é uma saudável oportunidade de conhecer pessoas e de fazer e reencontrar amigos.

 

Também chamado de Caminhada Esportiva ou Enduro a Pé, é um jogo colaborativo de estratégia, que reúne contato com a natureza e atividade física moderada numa saudável disputa entre equipes amigas.

 

O Esporte consiste em caminhar por um percurso subdividido em trechos, seguindo uma planilha elaborada pela organização, em velocidades médias que desestimulam a corrida e exige o trabalho em equipe. São inseridas técnicas básicas de navegação e cálculos, vencendo a equipe que realizar o percurso e mais se aproximar do tempo ideal definido pelo organizador.

 

Para participar da competição é necessário formar uma equipe (de 2 a 6 integrantes), para desempenhar as seguintes funções:

 

- navegador – interpreta a planilha e determina a direção a ser seguida.

- contador de passos – mede as distâncias percorridas.

- calculista – controla o ritmo da caminhada.

 

* as funções dos integrantes das equipes estão detalhadas na apostila, que se encontra no link “curso para iniciantes”.

 

Principais pontos positivos do Trekking de regularidade:

 

Lazer – diversão democrática sem restrições quanto a idade, preparo físico ou sexo.

 

Saúde – caminhada, atividade física de leve a moderada, sem impacto.

 

Turismo – reúne um grupo de pessoas e as leva para locais diferentes.

 

Trabalho em equipe – exige harmonia na interação entre os integrantes das equipes.

 

Contato com o meio ambiente – predominantemente em ambientes naturais, a diversão pode ser também urbana, colocando os participantes em contato com os elementos locais.

 

Superação de obstáculos – propõe, além do desafio de se aproximar do percurso ideal, a superação de dificuldades de comunicação interpessoal, das limitações pessoais e dos obstáculos do trajeto.

 

“O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um; uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, o de ver coisas que poucos viram; o de superioridade, força, autoconfiança e autoconhecimento”.

(Beck, 1994).